Restrito aos Associados

Área dos Associados

Usuário
Senha *
Lembrar de mim

Acontece hoje a abertura oficial do 32º Festival da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty, às 19 horas na Casa da Cultura de Paraty com a final do Concurso de Drinks e lançamento do Circuito Cachaça na Mesa que ocorrerá de 15 a 24 de agosto em vários restaurantes da cidade, com pratos e bebidas tendo a cachaça como base de suas receitas. A programação completa pode ser vista e  http://pmparaty.rj.gov.br/page/noticiasdetalhes.aspx?chave=festival-da-cachaca-define-programacao.

A festa que ainda conta com uma instalação artística sobre a cachaça, com curadoria de Fernando Fernandes e Lúcio Cruz será inaugurada no dia 20 também na Casa da Cultura, com coquetel e show. Até domingo o Festival estará no Pontal, com os estandes dos cinco alambiques que participam este ano – Pedra Branca, Paratiana, Engenho d’Ouro, Coqueiro e Corisco – para a degustação do destilado, a Praça de Alimentação com doze quiosques comandados em sua maioria por chefs da cidade e uma extensa programação musical.       

Realizado desde 1982, quando começou com o nome Festival da Pinga, é um dos eventos mais tradicionais da cidade e do mesmo modo que ocorreu com a bebida que celebra – que lhe obteve a distinção de um selo de Indicação de Procedência e fez com que algumas de suas marcas estejam entre as melhores do Brasil – vem passando por um gradual processo de requalificação em sua estrutura e funcionamento, cenografia e programação, num esforço conjunto das secretarias de Turismo e Cultura da cidade, Associação dos Produtores de Cachaça de Paraty (APACAP) e Polo Gastronômico de Paraty. Ordenar o funcionamento do Festival, elevar a qualidade dos pratos servidos fazendo jus à cachaça como um produto gourmet, resgatar a aparência acolhedora de uma quermesse tradicional em instalações adequadas e dar ênfase às músicas tradicionais da cidade, também em suas versões modernas, bem como ao choro e samba, estão entre os princípios que norteiam a edição de 2014 do Festival, reintegrando a cachaça à cultura tradicional que a envolve. 

Assim, em mesas junto a simpáticas barracas com ar de quermesse à beira do rio, os visitantes poderão degustar as cachaças e saborear os pratos especialmente desenvolvidos para o Festival, com o acompanhamento das músicas e danças do tradicional grupo de ciranda Os Caiçaras, do Jongo do Campinho da Independência, do Maracatu Palmeira Imperial, e o forró do Chama-Maré, além de grupos de choro como Choro na Praça e Trio Hora do Brasil e o samba do Bola de Meia e Casuarina, entre outros especialmente selecionados. Na tenda principal, além dos estandes dos alambiques, haverá uma exposição sobre a produção da cachaça, uma área para palestras sobre o tema e um estande da Secretaria de Agricultura sobre a cana-de-açúcar.  Completa a programação cultural o teatro de rua “Vizinhos, um espetáculo circense” na Praça da Matriz às 19 horas do dia 21 e no mesmo dia, às 20 horas um show especial na Casa da Cultura de Paraty com o trio Éramos Três, integrado por Giliad Lima, Gilson Oliveira e Robertinho Silva.  

Gastronomia em festa 

Restaurantes da cidade foram convidados pelo polo a criarem pratos e drinks destacando o destilado nas receitas, mostrando que a cachaça também pode ser um produto gourmet.  

Na Praça de Alimentação do festival, o cuidado foi harmonizar à bebida os petiscos criados e servidos nos 12 quiosques, em sua maioria comandados por chefs da cidade.  No final de semana do evento, do dia 21 ao 24 de agosto, visitantes e moradores poderão curtir a linda vista do centro histórico apreciando as iguarias desta praça, à beira rio.

A inspiração dos cardápios em ambos os casos vem da gastronomia sustentável, com a utilização de produtos locais e valorização das receitas regionais. 

O concurso de drinks, tradicional competição que acontece paralelamente ao festival, esse ano será organizado pelo Polo Gastronômico.  A estrela, é claro, é a cachaça. Os participantes serão avaliados por um júri e o primeiro lugar ganhará um quiosque na Praça de Alimentação do evento para comercialização do drink vencedor.

O Festival da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty terá seu lançamento hoje na Casa de Cultura de Paraty, com coquetel oferecido pelo Polo e a final do concurso de drinks. 

Publicado em: A Voz da Cidade
Data: 14/08/2014
Link:http://www.avozdacidade.com/site/page/noticias_interna.asp?categoria=56&cod=35291

 

 

Instituto Brasileiro da Cachaça