Restrito aos Associados

Área dos Associados

Usuário
Senha *
Lembrar de mim

Dia 13 de setembro comemora-se o “Dia Nacional da Cachaça”. A data foi criada pelo Instituto Brasileiro da Cachaça em junho de 2009, durante a Expocachaça de Belo Horizonte, e aprovada em outubro de 2010 pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados como resultado do projeto de lei do deputado Valdir Colatto (PMDB-SC).

A bebida produzida a partir da cana de açúcar é conhecida por muitos nomes e sua história se confunde com a própria história do Brasil.

A primeira plantação de cana no Brasil foi feita em 1504, pelo fidalgo judeu de Portugal Fernão de Noronha, que recebeu a ilha, que hoje leva o seu nome, para a exploração do pau brasil.

Há referências de que o primeiro engenho de açúcar foi construído em 1516, na Feitoria de Itamaracá, criada pelo Rei D. Manuel no litoral pernambucano e confiada ao técnico de administração colonial Pero Capico. A prova documental dessa tese está nos registros de pagamento de tributo alfandegário sobre uma carga de açúcar, vinda de Pernambuco, datados de 1526, encontrados em Lisboa.

Pesquisas arqueológicas, conduzidas pela Universidade Federal da Bahia, encontraram ruínas de um engenho de açúcar, datadas de 1520, nas redondezas de Porto Seguro. Pelo fato de Martim Afonso de Souza ter chefiado a primeira expedição colonizadora do Brasil, tendo fundado a Vila de São Vicente em 1532 e logo iniciado o cultivo da cana e a construção de engenhos de açúcar, tem sido defendida a tese de que a produção do açúcar tenha sido feita pela primeira vez no litoral paulista.

Apesar de não haver um registro preciso sobre o verdadeiro local onde a primeira destilação da cachaça tenha sido iniciada, pode-se afirmar que ela se deu no território brasileiro, em algum engenho do litoral, entre os anos de 1516 e 1532, sendo, portanto, o primeiro destilado da América Latina, antes mesmo do aparecimento do pisco peruano, da tequila mexicana e do rum caribenho. Autor: Prof. Jairo Martins (O Cachacista) - autor do livro “Cachaça, o mais brasileiro dos prazeres” e associado honorário do Instituto Brasileiro da Cachaça.

  image

CAJURICA (Foto Wellington Nemeth)

Receitas com cachaça

Aprenda três receitas de caipirinha que fazem parte da “Conexão Cambraia 2014”. A relação de todos os bares participantes com os respectivos endereços, fotos dos bartenders e fotos dos drinques exclusivos criados para o evento está no site: cachacacambraia.com.br


Cajurica (receita do bartender Dantley Monteiro - Bar Número)


Ingredientes:

50 ml de Cachaça Cambraia 1 Ano
01 caju em cubos
01 tangerina em cubos
10 ml de suco de limão-cravo
01 colher de açúcar

Modo de preparo:

1-    Em um copo para caipirinha colocar as frutas, o suco e o açúcar.

2-    Macerar levemente, colocar gelo e a Cachaça Cambraia e misturar bem. Decorar com fatias de caju.

Rendimento: 1 copo

image

O ANALISTA DE BAGÉ (Foto Wellington Nemeth)

O Analista de Bagé (receita da bartender Larisse Fonseca – Veríssimo)

Ingredientes:
50 ml de Cachaça Cambraia 1 Ano
40 g de abacaxi
04 folhas de manjerona
20 ml de xarope de açúcar
30 ml de suco de limão galego
200 ml de água de coco

Modo de preparo:

1-    Colocar em uma coqueteleira a Cachaça Cambraia, parte do abacaxi (reservar dois ou três pedaços), três folhas de manjerona, o suco de limão e o xarope de açúcar.

2-    Acrescentar gelo e chacoalhar bem. Coar, colocar a mistura em um copo balloon. Acrescentar pedaços finos de abacaxi, uma folha de manjerona e a água de coco.

Rendimento: 1 copo

image

PIMENTA LATINA (Foto Wellington Nemeth)

Pimenta Latina (receita do bartender Paulo Sérgio dos Santos - Olld Bar)

Ingredientes:

40 ml de Cachaça Cambraia 1 Ano
100 ml de suco de manga
01 pimenta dedo-de-moça
01 colher de bar (bailarina) de açúcar
01 pedaço pequeno de manga sem casca
02 colheres de bar de Grenadine

Modo de preparo:

1-    Em uma coqueteleira macerar metade da pimenta e metade do pedaço de manga. Acrescentar a Cachaça Cambraia, o suco de manga, o açúcar e gelo.

2-    Mexer bem e coar para uma taça de dry martini. Acrescentar a Grenadine. Decorar com um pedaço de pimenta e um pedaço de manga.

 Rendimento: 1 copo

Publicado em: Yahoo.com.br
Data: 09/09/2014
Link: https://br.mulher.yahoo.com/blogs/vamos-comer/13-de-setembro-dia-nacional-da-cachaca-130939627.html
Autora: Eliane Ogata

Instituto Brasileiro da Cachaça