Restrito aos Associados

Área dos Associados

Usuário
Senha *
Lembrar de mim

Porto Alegre agora terá um festival para quem curte uma experiência gastronômica completa, com pratos e bebidas harmonizadas, e com muita qualidade e sabor. Este é o 1º Festival de Cachaças e Sabores do Sul, cujo objetivo principal é exaltar a importância cultural desta bebida brasileira, incentivando o consumo consciente. E para colocar em prática essa ideia, alguns dos principais restaurantes da cidade irão preparar um prato e um coquetel cada, usando uma das 10 marcas de cachaças participantes. Essas delícias serão servidas em formato de combo, com valores justos para o público, no período de 13 de setembro, data em que se comemora o “Dia Nacional da Cachaça”, a 13 de outubro.

A ideia do festival partiu da Associação dos Produtores de Cana de açúcar e seus derivados do Rio Grande do Sul (Aprodecana), levando em consideração que as cachaças gaúchas já conquistam cerca de 50% das premiações de concursos nacionais. Para marcar a primeira edição deste grande evento que veio para ficar, a equipe da novíssima produtora Outros Quinhentos Produções programou uma degustação orientada e gratuita num grande happening no Dia Nacional da Cachaça (13/9). O público poderá experimentar as cachaças dos 10 alambiques participantes, com orientação do coordenador da Câmara Setorial das Bebidas Regionais, Fernando Andrade. Durante a degustação, ele irá apresentar o histórico de cada alambique e as peculiaridades de sua produção, destacando o tipo de cachaça participante do Festival. Também será servida uma degustação dos sorvetes alcóolicos preparados com as cachaças Chica de butiá e Chica de uva, elaborados para o Festival pela sorveteria Cream. O evento será aberto ao público com entrada gratuita das 18h às 19h30, respeitando a lotação do Espaço Cultural 512 (Rua João Alfredo, 512). Imperdível!

Sobre a Aprodecana: O esforço em promover a qualidade do destilado da região teve início em 1999, com a formação da Associação dos Produtores de Cana-de-açúcar e seus derivados do Rio Grande do Sul (Aprodecana). Após seis anos, surgiu dentro do grupo, o projeto Alambiques Gaúchos, para fomentar e qualificar a produção de cachaça de alambique no Estado. Atualmente, a entidade Alambiques Gaúchos congrega 16 produtores de cachaça de alambique, todos participantes do 1º Festival de Cachaças e Sabores do Sul. 

Bares e restaurantes participantes:

 Boteco do Joaquim, Dirty Old Man, Parangolé, Espaço Cultural 512, Natalício, Petit Dali, Dona Neusa, Mao Sut, Dona Zefinha, Capone, Tapas Bar, Armazém Porto Alegre, Pinacoteca e Bierkeller.

Alambiques participantes:

Bel Vedere, Bento Albino, Casa Bucco, Coral Brasil, Da Chica, Flor do Vale, Harmonie Schnaps, Velho Alambique, Weber Haus, Seiva Missioneira.

Valor do combo: de R$ 18,00 a R$ 28,00

Fonte: Assessoria 1º Festival de Cachaças e Sabores do Sul

Instituto Brasileiro da Cachaça