Restrito aos Associados

Área dos Associados

Usuário
Senha *
Lembrar de mim

Posicionar a cachaça brasileira internacionalmente frente aos demais destilados e mostrar ao público estrangeiro as diversas possibilidades de consumo, bem como  sua riqueza sensorial e cultural.

Com esse grande desafio, o Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), procurou a Associação Brasileira de Empresas de Design (Abedesign) para elaboração de um projeto de Branding e comunicação para promoção da Cachaça no Exterior.

“A construção de um grandioso projeto de comunicação da ‘Cachaça’, como bebida exclusivamente brasileira, rica em sabores, representante do patrimônio cultural e histórico de um país, que consiga transmitir a percepção de uma bebida glamorosa e de estilo próprio, a exemplo das mais consumidas bebidas típicas mundiais como o Whiski, Tequila, Vodca, entre outras, é o grande sonho da cadeia produtiva da ‘Cachaça’. Estamos diante de uma grande oportunidade e de um grande momento”, afirma Vicente Bastos, presidente do IBRAC.

De acordo com Anna Carolina Maccarone, gerente-executiva da Abedesign, a ação é resultado do Projeto Design Transversal, que objetiva conscientizar empresários de diversos setores sobre a importância da utilização do design. “Nosso mercado – entidade e empresas – quer que o design seja percebido não apenas como um agregador de estilo, mas, sobretudo, como agregador de valor às empresas, como ferramenta estratégica, parte da cadeia produtiva e agente catalisador de desempenho, negócios e resultados para as empresas.”, explica.

 “Para a Apex-Brasil, é muito importante proporcionar essa interação entre os diversos setores e entidades que apoiamos como é o caso do IBRAC e da Abedesign. Acreditamos que o design e o branding setorial serão ferramentas determinantes para a competitividade do setor de cachaça no mercado internacional. Nosso objetivo é contribuir para o incremento das exportações e, também, para o fortalecimento da imagem do país” explica Mauricio Borges, presidente da Apex-Brasil.

Para desenvolver essa estratégia, foi escolhida a Oz Estratégia+Design, associada da Abedesign, que irá oferecer estudo de branding, posicionamento e design para o projeto. A ideia é atrair o público que já tenha algum conhecimento do destilado brasileiro, fortalecendo e aumentando o conhecimento sobre o produto por meio da criação de uma proposta de valor que seja adequada ao mercado internacional e ressalte suas qualidades.

Para desenvolver a estratégia, serão observadas questões fundamentais como o posicionamento da cachaça e os seus diferenciais frente aos demais destilados; o público que se quer atingir e a imagem atual da bebida no exterior; se a cachaça é conhecida e valorizada nesses potenciais mercados, entre outras. Além disso, a imagem do Brasil e nossa cultura também precisarão ser analisadas, bem como os elementos do País que poderiam estar associados à bebida.

Na primeira fase do trabalho, a de branding, será feita uma leitura acerca do aspecto comportamental e da dimensão simbólica do universo da cachaça, com o intuito de definir os parâmetros que irão culminar na essência do projeto, atributos, personalidade e valores que deverão ser transmitidos e disseminados em todas as atitudes/ações da marca. Essa primeira fase ocorrerá de maneira concomitante e integrada às investigações que já estão sendo realizadas pela Universidade de São Paulo (USP) em parceria com o Ibrac e a Apex-Brasil para definir o planejamento estratégico da inserção internacional do setor de cachaça brasileiro.

Já a segunda fase, a de marca, consistirá na exploração gráfica, de forma a encontrar, por meio de estudos de alternativa de desenho, a melhor expressão dos valores e atributos do posicionamento. Após esse levantamento visual, serão desenhados e definidos os elementos básicos de identificação da marca, como logotipo/símbolo, padrão cromático e tipografia.

Por fim, será desenvolvido um site temático da Cachaça do Brasil, com objetivo de promover esse produto no exterior. Sua estrutura refletirá os atributos e estratégia apontados na etapa de branding. Esse site será o principal canal da marca setorial e do Instituto com o mercado internacional.

 Sobre a Abedesign – Entidade fundada em 2006 que visa à difusão do design brasileiro, à contribuição para o contínuo aperfeiçoamento do setor, ao crescimento do mercado e à facilitação de atividades profissionais entre empresas de design. A associação é responsável pela defesa dos interesses da categoria junto às instituições públicas, entidades governamentais e diplomáticas, entre outros públicos. Hoje, a Abedesign conta com 180 associados, que participam de reuniões para definição de planos de ação e seminários sobre assuntos ligados ao setor. Para mais informações, acesse o site.

 Sobre a Apex-Brasil - A Apex-Brasil tem a missão de desenvolver a competitividade das empresas brasileiras, promovendo a internacionalização dos seus negócios e a atração de investimentos estrangeiros diretos para o país. A Apex-Brasil apoia, atualmente, mais de 13 mil empresas de 81 setores produtivos da economia brasileira, que exportam para mais de 200 mercados.

 

Sobre o Ibrac – O Instituto Brasileiro da Cachaça, foi fundado em 2006, por produtores, engarrafadoras e as principais entidades representativas do setor a nível regional e nacional. Sua grande missão é a defesa e promoção da Cachaça no mercado nacional e internacional. Articula junto aos governos federal e estadual a redução da carga tributária, e na obtenção de legislações desburocratizadas que permitam a legalização de inúmeros pequenos e médios produtores e cooperativas, atua no reconhecimento mundial da marca Cachaça como bebida típica exclusiva do Brasil, sendo responsável pelo recente reconhecimento pelos EUA. Tem projetos em parceria com a Apex-Brasil na promoção internacional com objetivo de aumentar as exportações.   

Instituto Brasileiro da Cachaça