Mais de 60 representantes da cadeia produtiva da cachaça e entidades governamentais estiveram presentes no Workshop de Planejamento Estratégico da Cachaça, nos dias 26 e 27 de fevereiro, em Brasília. O evento faz parte das ações previstas no convênio firmado entre o IBRAC e Apex-Brasil, em 2012,  para promoção das exportações de cachaça e teve o objetivo de reunir atores do setor para discutir os principais problemas da cadeia e indicar soluções para os mesmos.

Participantes do Workshop de Planejamento Estratégico da Cachaça. (Foto: Jáfer Araújo- IBRAC)

A equipe do CORS- Center for Organizations Studies- da Universidade de São Paulo assumiu o workshop logo após as apresentações do IBRAC, SENAI, SEBRAE, SENAC e Apex-Brasil, e divulgou os resultados das pesquisas feitas com consumidores e agentes do setor, para logo depois iniciar as dinâmicas de grupos que listaram os principais desafios e problemas, e promoveram os debates de propostas e prioridades. No segundo dia, o CORS divulgou as demandas expostas pelos participantes, validando as informações para a produção de um relatório final que conterá todas as analises de urgência e prioridades para o setor, a fim de auxiliar nas futuras estratégias tomadas.

No fim do evento, o presidente do IBRAC, Vicente Bastos, agradeceu a presença de todos e exaltou a importância da reunião. “Foi uma ocasião inédita no setor, nunca se viu tantos atores da cadeia reunidos em prol do fortalecimento da cachaça, discutindo os principais problemas enfrentados por nós.” Afirma Vicente.

 

Inicio das apresentações no Workshop de Planejamento Estratégico da Cachaça nos dias 26 e 27 de fevereiro em Brasília. (Foto: Jáfer Araújo-IBRAC)

 

Clique aqui e veja todas as fotos do Workshop em nosso facebook.