Restrito aos Associados

Área dos Associados

Usuário
Senha *
Lembrar de mim

O acordo de cooperação entre os setores privados foi assinado na última quarta-feira (07.12.2016), em Brasília, em cerimônia realizada na Confederação Nacional da Indústria (CNI), por ocasião da visita da Sra. Sarah Dickson, Diretora de Assuntos Globais da SWA ao Brasil.

Desde 2015, o Instituto Brasileiro da Cachaça - IBRAC (entidade privada representativa do setor produtivo da Cachaça) e a Scotch Whisky Association - SWA (entidade representativa do setor produtivo do Scotch Whisky) vêm trabalhando na construção de um Acordo de Cooperação Mútua entre as duas entidades.

O acordo prevê a colaboração em temas como prevenção de práticas comerciais enganosas, promoção do consumo responsável de bebidas alcoólicas, além de promoção e proteção mútua das Indicações Geográficas CACHAÇA e SCOTCH WHISKY.

 O Brasil e o Reino Unido são conhecidos como importantes mercados de destilados e produtores tradicionais.

No caso do Brasil, o país é um mercado prioritário para o Scotch Whisky e representa o oitavo maior mercado de destino das exportações do destilado

As exportações de Scotch Whisky em 2015 totalizaram 56 milhões de libras esterlinas ou pouco mais de 32 milhões de litros.

Em relação ao destilado tipicamente brasileiro, o Reino Unido também é um mercado prioritário para as exportações de Cachaça e do total de US$ 13 milhões exportados de Cachaça em 2015, 4,83% foram destinados para o Reino Unido, fazendo com que o país seja o nono principal destino das nossas exportações.

Pensando em alavancar as exportações para o Reino Unido, o país será incluído na nova proposta de projeto para a promoção internacional da Cachaça, que será apresentado pelo IBRAC à Agência de Promoção às Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

De acordo com o Presidente da Diretoria Executiva do IBRAC, Múcio Fernandes, os temas do acordo representam itens importantes da pauta internacional da Cachaça. Em especial, a colaboração para a proteção e reconhecimento mútuo das duas Indicações Geográficas.

O Presidente do IBRAC também lembra que a entidade possui um acordo similar com o Conselho Regulador de Tequila e que foi através desta parceria entre os setores privados do Brasil e do México, que foi possível o reconhecimento mútuo da Cachaça e da Tequila.

Outra consequência importante do Acordo será a troca de informações entre os dois setores sobre boas práticas de produção e possibilidade de cooperação tecnológica.

Na semana passada (01.12.2016), foi realizada na Embaixada Britânica, uma celebração prévia da assinatura do Acordo de Cooperação Mútua, em oferecido pelo IBRAC e pela SWA.

Assinatura do termo de Cooperação Mútua entre o IBRAC e a SWA
Crédito da foto: Miguel Angelo / CNI | Assinatura do termo de Cooperação Mútua entre o IBRAC e a SWA

 

Atendimento à imprensa Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC)

Word Brasil Comunicação Empresarial

Tel.: (11) 2129-7394 / (11) 98951-9009

Wandick Donett (Dick)

e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Instituto Brasileiro da Cachaça