Restrito aos Associados

Área dos Associados

Usuário
Senha *
Lembrar de mim

O Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC) foi fundado no primeiro semestre de 2006 e conta com várias empresasentidades de classe associadas, distribuídas em todo o território nacional.

 

A criação do IBRAC foi um grande passo para a Cachaça, pois foi o primeiro esforço setorial envolvendo grandes, médias, pequenas e micro empresas, além de entidades de classe do setor, na construção de uma entidade nacional. Os associados do IBRAC, independente de sua localização e tamanho, podem analisar e discutir, de forma democrática e transparente, todas as questões referentes a produção, comercialização e promoção da Cachaça.

O IBRAC é uma entidade de abrangência nacional e entre os seus associados figuram as principais empresas do segmento produtivo, sejam elas produtoras, estandardizadoras ou engarrafadoras e as principais entidades de classe do setor.

A participação do IBRAC nos grandes fóruns de discussão setorial, junto ao Governo Brasileiro, como a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Cachaça (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e o Fórum de Competitividade do Sistema Agroindustial (Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior), possibilita uma maior interação entre o Instituto e os diversos órgãos do Governo Brasileiro.

O Instituto tem como grande missão dar corpo à defesa da Cachaça, em âmbito nacional e internacional, unindo os produtores, buscando a padronização da cachaça, de acordo com os critérios definidos por lei, e agregando maior valor a Cachaça.

O principal objetivo do instituto é promover, ordenar institucionalmente e colaborar com as autoridades competentes no controle e regulamentação da cachaça, da aguardente de cana e de outras bebidas derivadas da cachaça ou da aguardente de cana, para assegurar o cumprimento da legislação nacional.

O Instituto também é responsável pelas ações visando à proteção, registro e defesa, no Brasil e no Exterior, da Indicação Geográfica “CACHAÇA” e se dedica ao processo de consolidação e reconhecimento da Cachaça como um destilado genuinamente brasileiro.

Atualmente, as principais prioridades do IBRAC são:

  • Articulação junto ao Governo Federal para redução da carga tributária, principalmente para o micro, pequenos e médios produtores;
  • Articulação junto ao Governo Federal para regularização das Cooperativas produtoras de Cachaça;
  • Aprovação junto a Apex-Brasil do Projeto Setorial de Promoção de Exportação de Cachaça (PSI);
  • Acompanhamento do processo de reconhecimento da Cachaça nos Estados Unidos;  Desenvolvimento de ações para o reconhecimento da Cachaça como um produto genuíno e exclusivo do Brasil;
  • Desenvolvimento de ações de combate a clandestinidade e informalidade (Campanha Cachaça Legal).

Associe-se ao IBRAC e participe das principais discussões do setor produtivo da Cachaça.

Instituto Brasileiro da Cachaça