Aconteceram no MAPA a reunião do Conselho Deliberativo e Assembléia do IBRAC

No dia 21 de outubro de 2013 aconteceram, no auditório menor do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a 27º Reunião do Conselho Deliberativo e Assembléia Geral Extraordinária do IBRAC

 (Foto: Jáfer Araújo)

Aspectos como as atividades institucionais, estratégias usadas no ano de 2013, atividades dos convênios, relatório financeiro e propostas para o ano de 2014, foram debatidos no decorrer da reunião e da Assembléia.

No plano de trabalho para 2014 foi dado ênfase para os convênios que o IBRAC tem, SENAC, SENAI e APEX e o desenvolvimento de um convenio com SEBRAE nacional. O curso de formação de sommeliers especializado em cachaça, que faz parte de convenio com SENAC-SP, deve ser expandido para outros estados.  O SENAI com a produção de manuais para auxiliar produtores e consumidores, além de vídeos e eventos do setor. E o SEBRAE com programas de formação e qualificação profissional, além de análises laboratoriais, segurança de alimentos, tecnologia da fabricação da cachaça, entre outros. Além disso, a APEX, junto ao IBRAC, desenvolverá projetos de planejamento estratégico e construção do branding da cachaça.

Também foram debatidas propostas para elaboração de Projeto de Lei para regime especial tributário que beneficie os pequenos e micro produtores, verdadeiro anseio do setor depois da retirada do regime do SIMPLES. Esse projeto de lei será uma proposta do setor em substituição ao atual PL da Cachaça (PL 4547/2008) em analise na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados em Brasília, que tem caráter extremamente conflituoso e polêmico.

A próxima reunião do conselho deliberativo acontecerá dia 3 de dezembro em Brasília.

 

VOLTAR