PRIMEIRO DIA DO CONCOURS MONDIAL SPIRITS SELECTION 2014: JURI AFINADO E WORKSHOP DE CACHAÇA

O primeiro dia do Concours Mondial Spirits Selection 2014, que acontece até domingo no Costão do Santinho, em Florianópolis, foi marcado por entrosamento e muito sabor. Com juri formado por profissionais de diferentes partes do mundo que não se conheciam foi uma verdadeira troca cultural e de experiência. “Tínhamos uma certa expectativa de como seria esta engrenagem e ficamos realmente muito felizes com o resultado”, conta Baudouin Havaux, presidente do Concours Mondial de Bruxelles, organizador do evento. “Em uma degustação às cegas, chegaram em comum acordo sobre critérios técnicos de bebidas, muitas que nem estão acostumados. Isso significa que as medalhas serão realmente merecidas”, completa.

O whorkshop realizado pelo superintendente geral da Fundação Nacional da Qualidade, Jairo Martins, deu um panorama do destilado mais consumido no Brasil, a cachaça. “Cada país tem um destilado de que se orgulha. Temos o privilégio da cachaça e precisamos desenvolver isso em cada brasileiro. A cachaça representa no mundo a nossa cultura e forma de ser”, afirma.

A degustação

 O prudente da degustação é não engolir a bebida, mesmo porque depois de dezenas de amostras o especialista poderia não se sentir tão bem. Assim, o líquido é descartado. O pão e água ajudam a “limpar” o paladar entre uma amostra e outra. “Prefiro o pão. Depois coloco só um pouco da bebida na boca para preparar o paladar, aromatizar a boca, e só depois é que faço a degustação propriamente dita”, conta o jurado Gilson Rosa, professor de serviços e bebidas do Senac São Paulo. Mas há exceções, quando uma bebida chama atenção. “Hoje degustei um conhaque e um armagnac que estavam tão perfeitos que tive que engolir”, confessa.

 

Programação Concours Mondial Spirits Selection 2014 – dia 07.06:

- 9:00 às 12h –  Degustações realizadas pelos jurados

- 14:00 - visita à destilaria Cachaça do Imperador

- 21:00- Jantar Harmonizado Diageo

VOLTAR