Instituto Brasileiro da Cachaça e Conselho Regulador da Tequila firmam Convênio de Cooperação

No ultimo dia 6 de junho, foi assinado o convênio entre o Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC) e o Conselho Regulador da Tequila (CRT).

 A assinatura aconteceu durante as festividades dos 20 anos do CRT, na cidade de Guadalajara, no México e ratificou o acordo de cooperação firmado em novembro de 2009, reafirmando o compromisso de Cooperação Mútua em prol do reconhecimento da Cachaça e da Tequila, proteção das indicações geográficas e ações de promoção e consumo responsável.

Carlos Lima, Diretor Executivo do IBRAC, que esteve presente durante a assinatura do Convênio, destacou a importância da cooperação entre as duas entidades.

“A Cachaça passa por um momento histórico que é a constituição do seu Conselho Regulador e o compartilhamento da experiência adquirida pelo CRT é de extrema importância para o caminho que a Cachaça tem pela frente no processo de estruturação do setor e no reconhecimento da bebida como um produto genuíno e exclusivo do Brasil.” Afirma o Diretor do IBRAC.

A ida do IBRAC ao México faz parte das ações do Projeto Setorial de Promoção às Exportações de Cachaça firmado entre o IBRAC e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e teve como objetivo a realização de ações de benchmarking com a Tequila para as ações de promoção e defesa da Cachaça em mercados internacionais.

Além da troca de experiências com a Tequila, a viagem também possibilitou o intercâmbio com representantes do setor de Cogñac e Champagne (França), Whisky (Escócia), Café da Colômbia (Colômbia) e Rum (Caribe) que estiveram presentes no evento. 

O sucesso da Tequila no mercado internacional é um exemplo para a Cachaça. Enquanto em 2013 foram exportados mais de 170 milhões de litros (70% da produção) de Tequila, o Brasil exportou apenas 9,21 milhões de litros (1% da produção) de Cachaça. Outro ponto de destaque está relacionado a proteção internacional, enquanto a Tequila é protegida em 17 mercados internacionais, incluindo a União Européia, a Cachaça está protegida em apenas 2 (Estados Unidos e Colômbia).

VOLTAR