Alunos do curso Formação de Sommelier de Cachaças visitam alambique

Para conhecer os processos de produção da cachaça artesanal em alambique de cobre, os alunos do curso de Formação de Sommelier: Cachaças do Centro Universitário Senac - Campos do Jordão visitaram, em 24 de agosto, o Alambique Canabella, na cidade de Salesópolis/SP.

Acompanhados do docente Jairo Martins e do mestre alambiqueiro Nelson Duarte, os estudantes puderam adquirir conhecimentos sobre a tecnologia empregada em todo o processo produtivo, durante o plantio da cana-de-açúcar, a colheita, a moagem, a fermentação, a destilação e o armazenamento. "Pudemos ver na prática os ensinamentos que aprendemos na teoria", contou a aluna Fernanda Luiza Kurebayashi.

 A destilação no local é efetuada por meio de alambiques de cobre providos de deflegmador, que permite que a bebida conserve os componentes naturais da cana e evita a contaminação pelo cobre.

"A visita ao alambique, que adota as instruções normativas pertinentes à produção de cachaça, mostrou claramente que o segredo de uma boa cachaça está na mão do homem e no processo que ele conduz", disse o docente.

Confira o curso Formação de Sommelier: Cachaças oferecido pelo Senac e saiba mais sobre o mercado da área.