Cachaça pode ganhar data especial - Um dia nacional para um símbolo nacional

Flâmula Dia Nacional da Cachaça O Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC) lançou no dia 5 de junho, durante a 12ª ExpoCachaça, em Belo Horizonte, o Dia Nacional da Cachaça – Dia 13 de setembro, levantando um brinde com a Cachaça de Honra e distribuindo flâmulas, referendando a data.

 

Dia 13 de Setembro representa uma vitória da luta pelo direito de produzir e comercializar a bebida mais democrática do País. E tem como objetivo contemplar a bebida nacional, que traz a identidade do povo brasileiro, reconhecida pelo governo federal em 2001, por decreto, que reconheceu a Cachaça como indicação geográfica do Brasil. Como já ocorre em outras nações, na Escócia com o uísque, França com o Champagne e México com a tequila.


A ExpoCachaça foi o palco escolhido por possuir o espírito de festividade que a data exige, e pela visibilidade que a Feira Internacional representa para o mercado nacional, para onde convergem todas as lideranças do setor e segmentos do agronegócio da cachaça.

Para o presidente do IBRAC, Cesar Rosa, a Cachaça é símbolo da brasilidade, fincada e enraizada na história do Brasil. "Se fizermos um levantamento da história do País, de todos os movimentos culturais, sociais e políticos, verificamos sua presença em todas elas. No Brasil colônia foi protagonista da Revolta da Cachaça, em 1660, no Rio de Janeiro, ou na condição de coadjuvante na Inconfidência mineira, Revolta de Pernambuco, e outros. Se verificarmos as pesquisas folclóricas de Mário de Andrade, a cachaça está lá em várias situações, inclusive no manifesto dos modernistas, em 1922. Ela é uma bebida democrática que permeia todas as classes sociais e situações das mais diversas. Quando brindamos com cachaça, levantamos uma homenagem a identidade do povo brasileiro na sua alegria, no espírito festivo, receptivo, hospitaleiro, bem como na sua liberdade, na sua fé" diz Rosa.

Segundo ele, uma das funções do IBRAC é exatamente trabalhar na valorização da Cachaça, tanto no mercado nacional quanto no internacional. Uma das ações que o Instituto vem desenvolvendo, através de uma parceria com o SEBRAE em Pernambuco e apoio dos órgãos do Governo Federal, é a defesa da bebida junto ao Alcohol and Tabacco Tax and Trade Bureau (TTB), agência americana responsável pela autorização e controle da venda de bebidas alcoólicas, para o reconhecimento da cachaça como produto exclusivo e tipicamente brasileiro. Outro foco internacional é a Comunidade Européia, onde há um destacado empenho do IBRAC para que cachaça esteja presente naquele mercado como bebida genuinamente brasileira.

Data da Cachaça Mineira

Em Minas Gerais, em 2001, o governador da época, através da Lei 13949/2001, regulamentou a produção da Cachaça no Estado e instituiu o dia 21 de maio como o Dia da Cachaça Mineira, data em que corresponde ao início da safra no Estado.