Evento na Câmara apresentará Projeto de Lei que institui o Dia Nacional da Cachaça

O Deputado Valdir Colatto (PMDB/SC), o Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC) e a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), realizam no dia 10 de setembro evento de apresentação do Projeto de Lei no. 5428/2009.


O Projeto de Lei, de autoria do Deputado Valdir Colatto, que institui o dia 13 de setembro como o Dia Nacional da Cachaça, é o resultado da campanha iniciada pelo Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC). O evento será na Câmara dos Deputados (Brasília), das 14h00 às 16h00, no auditório Freitas Nobre. Após a apresentação do Projeto de Lei será realizada um comemoração (antecipada) ao Dia Nacional da Cachaça.

A escolha da data tem motivo histórico, pois em 13 de setembro de 1661, a coroa portuguesa liberou a produção e comercialização da cachaça no Brasil e nas outras colônias, depois de pressão e rebelião dos produtores.

Para o presidente do IBRAC, Cesar Rosa, a cachaça é símbolo da brasilidade, fincada e enraizada na história do Brasil. "Se fizermos um levantamento da história do País, de todos os movimentos culturais, sociais e políticos, verificamos sua presença em todas elas. No Brasil colônia foi protagonista da Revolta da Cachaça, em 1660, no Rio de Janeiro, ou na condição de coadjuvante na Inconfidência mineira, Revolta de Pernambuco, e outros. Se verificarmos as pesquisas folclóricas de Mário de Andrade, a cachaça está lá em várias situações, inclusive no manifesto dos modernistas, em 1922. Ela é uma bebida democrática que permeia todas as classes sociais e situações das mais diversas. Quando brindamos com cachaça, levantamos uma homenagem a identidade do povo brasileiro na sua alegria, no espírito festivo, receptivo, hospitaleiro, bem como na sua liberdade, na sua fé." diz Rosa.

O dia 13 de setembro perpetuará a importância da Cachaça como um dos símbolos mais representativos da identidade do povo brasileiro.

Data da Cachaça Mineira

Em Minas, em 2001, o governador da época, regulamentando a produção da cachaça no Estado, referendou, na Assembléia Legislativa, lei específica para a bebida, que incluiu também proposta de data especial para sua comemoração. A data escolhida para o Dia da Cachaça Mineira foi o dia 21 de maio, quando inicia a safra de cana em Minas Gerais.