Restaurante MARAKUTHAI Recebe o festival "Fogão & Alambique 2013"

Para uma cozinheira caiçara, como é conhecida Renata Vanzetto, criar receitas usando cachaça como ingrediente é uma coisa natural. Assim, Renata conta ter se sentido muito à vontade para aceitar o convite de hospedar a edição 2013 do festival Fogão & Alambique, realizado pela Indústria de Bebidas Pirassununga, produtora de Cambraia e Terra Roxa, marcas da empresa para cachaças de alambique envelhecidas. "O grande desafio", segundo ela, "foi montar um cardápio inteiro com cachaça e ter um resultado todo harmonizado. Espero ter conseguido. Agora é aguardar o feedback do público."

  A quarta edição de Fogão & Alambique, no restaurante Marakuthai, acontece durante um mês inteiro, a partir de 8 de Novembro e até 7 de Dezembro de 2013. Vai oferecer um cardápio especial com pratos e drinques preparados e harmonizados com as cachaças Cambraia e Terra Roxa. “Não chegamos ao Marakuthai por acaso”, afirma Carolina Steagall de Tommaso, diretora da Indústria de Bebidas Pirassununga. "Há muito acompanhamos a moderna e criativa cozinha da Renata Vanzetto, sempre antenada com as tendências gastronômicas internacionais e, ao mesmo tempo, sempre ancorada na rica cultura culinária de São Paulo." 

O prato principal do cardápio do festival Fogão & Alambique 2013, criação da chef Renata Vanzetto: abóbora, camarões, catupiry e redução de Cachaça Cambraia 3 Anos

Realçar o sabor – Nascida em São Paulo, a jovem chef Renata Vanzetto cresceu na Ilhabela, litoral norte do Estado.Aos 12 anos começou a cozinhar "de verdade" no restaurante tailandês que a mãe abriu na ilha. E não parou mais! Hoje comanda duas unidades do restaurante Marakuthai (um na Ilhabela, outro em São Paulo, aberto em 2009), um buffet de mesmo nome, o bar MeGusta, também na ilha, e prepara-se para inaugurar o Ema, um novo restaurante na capital.
   Hoje aos 24 anos, Renata tem já currículo de veterana. Autodidata, aprendeu muito do que sabe na cozinha da avó, quando era pequena, e mais tarde em uma temporada de estudos na Europa, onde estagiou em renomados restaurantes. Em 2011, destaque-se, o estágio foi no Noma, restaurante dinamarquês em Copenhague comandado pelo chef René Redzepi, então eleito o restaurante número 1 do mundo pela revista inglesa Restaurant. Em 2009 ganhou o prêmio de "Chef Revelação" do Guia Quatro Rodas.
   Apesar da rotina agitada como chef e mulher de negócios, Renata Vanzeto não abre mão da paz de um domingo nas areias da Ilhabela, da vaidade, da vida pessoal e de rodar pelo mundo vez ou outra. Conhecida pelos lenços coloridos e dólmãs estilizados, ela traz na pele a paixão pela cozinha, traduzida em diversas tatuagens.
   Renata sempre usou cachaça em suas receitas. Basta dizer que ao abrir o Marakuthai paulistano um dos pratos do primeiro cardápio, "Laos", usava já como ingrediente a mais brasileira das bebidas.
  Segundo ela, um dos segredos é saber dosar a quantidade de cachaça, para que o álcool não se sobreponha e nem desapareça. "A cachaça deve é realçar o sabor dos alimentos”, afirma Renata, que prefere tomar cachaça em drinques como a capirinha.

Cachaça é gastronomia! – Carolina Steagall de Tommaso acrescenta que há vários anos sua empresa vem realizando um trabalho de valorização da cachaça. “Temos muito orgulho em incentivar a cultura desta bebida 100% brasileira, especialmente no campo da gastronomia. Entendemos que cachaça é gastronomia, e gastronomia é cultura, afeto e memória”.
     Ela conta que há anos vem realizando ações com a Cachaça Cambraia envolvendo chefs e barmen de São Paulo, e que deve continuar com essa proposta. Inclusive passando a trabalhar não apenas com a premiada Cambraia mas também com outros produtos. Neste Fogão & Alambique 2013 há receitas e drinques preparados com Terra Roxa, cachaça artesanal produzida a partir de blends de cachaças de alambique de São Paulo e Sul de Minas, lançada neste ano pela Pirassununga.
  E finaliza: “Estamos felizes e com grande expectativa com este evento no Marakuthai. O cardápio criado pela Renata Vanzetto está simplesmente sensacional, maravilhoso!”