Polo da Cachaça começa a tomar forma no Sul Fluminense

Rio das Flores - Uma reunião que acontece nesta quara-feira (25), em Rio das Flores, com foco no projeto do Polo da Cachaça, coordenado pela Secretária de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, começará a dar novos rumos para o turismo no sul fluminense. Com a participação de Cesar Werneck, diretor de Planejamento e Projetos da TurisRio, dos secretários de Cultura e Turismo de Piraí, Charles Barizon, e de Rio das Flores, Dimas Gabriel, além de Eli Werneck, da Associação das Cachaças do Vale, Hudson Vale, coordenador da Casa de Cultura de Piraí e organizador do Festival da Cachaça do Sul Fluminense, e produtores de cachaça da região, o encontro pretende verificar as possibilidades e a estrutura para a construção do polo da cachaça do sul do estado.

Os produtores de cachaças premiadas em festivais nacionais e internacionais, como a Magnífica, Santa Rosa e Werneck, se reúnem com os órgãos oficiais, com o objetivo de construir um consenso na região sobre o polo e o começo da criação de uma agenda a favor do roteiro da cachaça do sul fluminense, visando o aumento do fluxo de turistas na região.

A ideia surgiu em abril deste ano, após o Festival da Cachaça do Sul Fluminense, que faz parte do “Café, Cachaça e Chorinho”, um evento regional que ocorre em Piraí. Após essa primeira reunião, outra será realizada em Piraí, para estabelecer ainda mais o consenso das ideias e, depois, levarem as definições adiante e a políticos da região.