XXXII Festival da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty 2014

A 32ª edição do Festival da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty vem aí (21 a 24 de agosto) e com novo formato. Além da programação na tenda principal, no Areal do Pontal, haverá uma série de outras atividades no Paço Municipal (Centro Histórico). 

O perfil do evento está mudando para privilegiar a cultura regional, que tem tudo a ver com a história da cachaça em Paraty. 

HISTÓRIA 

A aguardente de cana foi o primeiro produto colonial brasileiro a desbancar similares europeus no mercado internacional. Quase tão antiga quanto o Brasil, a cachaça foi uma conseqüência natural da implantação da agroindústria do açúcar pelos colonizadores portugueses.Sua produção em Paraty, por diversas vezes proibida em vão, foi de tal modo bem sucedida que a cidade, já em 1600, exportava pinga para a Europa e chegou a ter, no final do século XVII, cerca de 160 engenhos de aguardente em pleno funcionamento.

Sua utilização como escambo garantia a preeminência brasileira no tráfico negreiro. Hoje a cachaça é a bebida mais consumida no Brasil e o terceiro destilado mais consumido no mundo. Mais que uma real contribuição para a economia do município, que hoje tem na indústria do turismo sua principal fonte de recursos, a pinga significa muito para a comunidade paratiense.

Publicado em: paraty.com.br
Data: 14/07/2014
Link: http://www.paraty.com.br/feriados/festivaldapinga/